quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Cronologia de Jacques Lacan


CRONOLOGIA JACQUES LACAN
(1901-1980).1901- Nascimento de Jacques-Marie-Émile Lacan em Paris, em 13 de abril.- Família burguesa de origem provinciana. A família paterna é de vinagreiros de Orléans e de sólida tradição católica. - Devido a formação católica, Lacan estudará no Colégio Stanislas, uma célebre instituição dirigida por jesuítas. Aí ele adquire, como seus condiscípulos dos liceus laicos, a formação nobre que abre então para todas as altas funções, inclusive médicas, a formação clássica: latim, grego, alemão, retórica, filosofia e matemática.- A França separa a Igreja do Estado e na educação de Lacan transmite valores religiosos, sociais e políticos da elite burguesa católica conservadora.- Tem um irmão Marc e uma irmã Madeleine.- Em um seminário (1961), Lacan fala de seu avô : “Meu avô é meu avô quer dizer que este execrável pequeno-burguês que era o tal homem, este horrível personagem graças ao qual acedi, numa idade precoce, a esta função que é de maldizer Deus, este personagem é exatamente o mesmo que aquele que consta no estado civil como sendo demonstrado, pelo laços do casamento, como o pai de meu pai.”1918- O jovem não encontrou entre os que voltaram da guerra o pai carinhoso, moderno e cúmplice, que tanto amava na infância.- No entanto, tinha sido uma tia materna quem percebera a precocidade do menino, permitindo que estudasse no colégio Stanislas, em Paris; seu condiscípulo Louis Lepreince-Ringuet relatou seus dotes de então para a Matemática. O provinciano foi introduzido na vida mundana da capital, sendo seduzido por ela; essa dissipação não o impediu de associar aos sólidos estudos médicos um interesse eclético, mas despido de amadorismo, pelas Letras e pela Filosofia mais os pré-socráticos e Platão, Aristóteles, Descartes, Kant, Hegel [com Kojève] e Marx (com Gilson), pela História (Marc Bloch e les Annales), pela lingüística (F. de Saussure, em seus primórdios) e pelas ciências exatas em particular, a Lógica, com B. Russel e Couturat.1927-28- Lacan escolheu os estudos de Medicina (ele fez notadamente estágios em Saint-Louis, Laennec, Trousseau e Salpêtrière), depois se especializou em doenças mentais: em 1927, é nomeado residente dos asilos.- Trabalha no Asilo Sainte-Anne, na segunda secção das mulheres e na Clínica dos Doentes Mentais e do Encéfalo, dirigida, então, pelo Prof. Henri Claude, uma das personalidades mais influentes da psiquiatria entre as duas guerras.1928-29- Ligado ao Serviço de Enfermaria Especial da Delegacia de Polícia, onde Clérambault trabalha e cuja Apresentação de Doentes faz então acorrer Paris inteira; onde trabalham Geroges Heuyer, com quem Lacan aprende “a observação psicoclínica rápida”.1929-31 - Passa doía anos no Instituto de Psiquiatria e de Profilaxia Mental do Hospital Henri-Roussele.- Em agosto e setembro de 1930, faz um estágio de estudos no serviço do Prof. H. Maier, na clínica do Burghölzli de Zurich, célebre pelos trabalhos de Eugen Bleuler, o rival de Freud, sobre esquizofrenia e “a língua fundamental”, de Jung e de Binswanger, promotor da “psicanálise existencial”.- Em 1931, provido do diploma de médico-legista, retorna a Sainte-Anne, e é nomeado chefe de clínica, e será o Prof. Claude que presidirá a defesa de sua tese em 1932.- Assiste em outubro de 1931 à VI Conferência dos Psicanalistas de Língua Francesa.1929-32- Textos pré-psicanalíticos.1932- Defende sua tese de Medicina: “Da psicose paranóica em suas relações com a personalidade”, a 7 de setembro de 1932, é o coroamento destes anos de formação.- Lacan envia um volume de sua tese para Freud, recebendo como resposta apenas um cartão postal banal que, aliás, a revista (nº 29 de 1984) “Ornicar?” fotocopiou. - Lacan e Freud nunca se encontraram, nem mesmo durante a breve passagem de Freud em Paris, quando da viagem de exílio de Viena para Londres. Freud recusou qualquer contato direto com o conjunto da SPP, exceto com a Princesa Marie Bonaparte (membro da SSP), onde ficou hospedado na sua casa.- Sua tese faz dele um especialista da paranóia.- Da psicose paranóica em suas relações com a personalidade – 1932.1932-36- Início de uma análise pessoal com Rudolph Loewentein (terminará em 1938-39). Lacan descobre a originalidade da experiência analítica em relação à prática psiquiátrica. - Clérambaut dá um parecer contrário a Lacan, negando a sua admissão como agregado na Universidade. Este relativo fracasso o impulsiona, tanto quanto sua curiosidade apaixonada e as mudanças da psicopatologia na França, a multiplicar suas atividades.- Em 1934, Lacan decide orientar-se para a psicanálise.- Em 1934, nomeado médico dos Asilos, Lacan casa-se com Marie-Louise Blondin, sua primeira mulher, filha de um destaque em Medicina.- Lacan participa do grupo de médicos na “l’Évolution Psychiatrique” (EP), que em 1936 irá ocupar o cargo de vice-presidente.- Em 1934 Lacan adere (nomeado membro aderente) a “Société Psychanalytique de Paris” (SPP), que foi fundada em 1926.- Em 1936, obtém o título de Médico dos Hospitais Psiquiátricos.- O artigo “A Fase do Espelho como formadora da Função do ‘jé’” foi apresentado, em 1936, ao Congresso internacional de psicanálise de Marienbad, sem encontrar outro eco senão o toque de campainha do presidente E.Jones, interrompendo uma comunicação demasiado longa.- O problema do estilo e a concepção psiquiátrica das formas paranóicas da experiência. - Motivos do crime paranóico: o crime das irmãs Papin.1936-50- Textos preparatórios de seu ensino.- O estádio do espelho – Inédito - 1936- Além do “princípio de realidade”- 1936.- A família: o complexo, fator concreto da psicologia familiar. Os complexos familiares em patologia – 1938.- Do impulso ao complexo – 1939.- O tempo lógico e a asserção de certeza antecipada. Um novo sofisma - 1945- O número treze e a forma lógica da suspeita – 1946.- Propósito sobre a causalidade psíquica – 1947.- A psiquiatria inglesa e a guerra - 1947.- A agressividade em psicanálise – 1948.- Ensaio sobre as reações psíquicas do hipertenso - 1948.- O estádio do espelho como formador da função do eu (Je), tal como nos foi revelado na experiência analítica – 1949.- Introdução teórica às funções da psicanálise em criminologia - 1950.1950-51- O seminário, (I). Seminários de textos freudianos: o Homem dos Ratos, o Homem dos Lobos, Dora.- Introdução teórica às funções da psicanálise em criminologia.1951-1953- XIV Conferência dos Psicanalistas de Língua Francesa sobre transferência.- Enquanto a presidia, Lacan se demitiu da Sociedade Psicanalítica de Paris (aquela que sempre teve uma atitude reservada em relação a Freud), em companhia de Daniel Lagache, J. Favez-Boutonier e F. Dolto, fundando com eles a Sociedade Francesa de Psicanálise.- Conferência sobre “O simbólico, o imaginário e o real”. “Relatório de Roma” sobre “Função e campo da fala e da linguagem em psicanálise”.- Seminário 1 - “Os escritos técnicos de Freud” (1953-54).- Seminário 2 - “O eu na teoria de Freud e na técnica da psicanálise” (1954-55).- Seminário 3 - “As psicoses” (1955-56).- Seminário 4 - “A relação de objeto” (1956-57).- Seminário 5 - “As formações do inconsciente” (1957-58).- Seminário 6 - “Les désir et son interprétation” (1958-59).- Seminário 7 - “A ética da psicanálise” (1959-60).- Seminário 8 -“A transferência” (1960-61).- Seminário 9 - “L’identification” (1961-62).- Seminário 10 - “L’angoisse” (1962-63).- Seminário 11 - “Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise” (1963-64).- Seminário 12 - “Problèmes cruciaux pour la psychanalyse” (1964-65).- Seminário 13 - “L’objet de la psychanalyse” (1965-66).- Seminário 14 - “La logique du fantasme” (1966-67).- Seminário 15 - “L’acte psychanalytique” (1967-68).- Seminário 16 - “D’um Autre à l’autre” (1968-69).- Seminário 17 - “O avesso da psicanálise” (1969-70).- Seminário 18 - “D’um discours qui ne serait pás du semblant” (1970-71).- Seminário 19 - “...Ou pire” (1971-72).- Seminário 20 - “Mais, ainda” (1972-73).- Seminário 21 - “Les non-dupes errent” (1973-74).- Seminário 22 - “R.S.I.” (1974-75).- Seminário 23 - “Le sinthome” (1975-76).- Seminário 24 - “L’insu que sait de l’une bévue s’aile à mourre” (1976-77).- Seminário 25 - “Lê moment de conclure” (1977-78).- Seminário 26 - “La topologie et lê temps” (1978-79).- Seminário 27 - “La dissolution” (1979-80).1953-63- O mito individual do neurótico ou poesia e verdade na neurose.- O simbólico, o imaginário e o real.- Função e campo da palavra e da linguagem em psicanálise. Discurso do congresso de Roma e resposta às intervenções – 1956.- Seminário I: os escritos técnicos de Freud - Introdução e resposta ao comentário de Jean Hypolite sobre a “verneinung” de Freud –1956.- Seminário II: O eu na teoria de Freud e na técnica da psicanálise – 1978.- Variações da cura-tipo.- A coisa freudiana ou sentida do retorno a Freud em psicanálise.- Seminário III: As psicoses.- O seminário sobre a carta roubada – 1957.- Situação da psicanálise e formação do psicanalista em 1956.- Seminário IV: a relação de objeto e as estruturas freudianas.- A psicanálise e seu ensino. –1957.- A instância da letra no inconsciente ou a razão desde Freud.- Seminário V : As formações do inconsciente.- De uma questão preliminar a todo tratamento possível da psicose – 1958.- Juventude Gide ou a letra e o desejo.- A significação do falo – 1966.- A direção da cura e os princípios de seu poder. - Seminário VI: o desejo e sua interpretação.- À memória de Ernest Jones: sobre sua teoria do simbolismo – 1960. - Seminário VII: a ética da psicanálise. - Observação sobre a exposição de Daniel Lagache.- Propósitos diretivos para um congresso sobre a sexualidade feminina. – 1964.- Subversão do sujeito e dialética do desejo no inconsciente freudiano – 1966.- Seminário VIII: a transferência em sua disparidade subjetiva – 1960-61.- A metáfora do sujeito – 1961.- A posição humanista de Merleau- Ponty – 1961.- Seminário IX: A identificação.- Kant com Sade - 1963- Seminário X : a angústia.- O seminário dos nomes-do-pai – 1977.- Do “trieb” de FREUD e do desejo do psicanalista.- Seminário XI: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise – 1973.- Posição do inconsciente – 1966.1963-64- Retira-se da Sociedade Francesa de Psicanálise, Funda a Escola Freudiana de Paris (EFP). - Rompimento definitivo com a International Psychoanalytical Association (IPA).- Seguiram-no a esse novo deserto um punhado de amigos deprimidos e de alunos isolados. Graças a seu trabalho, iria se revelar de uma fecundidade excepcional1964-69- Seminário XII: Problemas cruciais para a psicanálise.- Seminário XIII : O objeto da psicanálise.- “O psicanalista só pode se autorizar por si mesmo.”- Homenagem feita a Marguerite Duras, do deslumbramento de Lol V. Stein.- O lugar da psicanálise na medicina ou psicanálise e medicina.- A ciência e a verdade – 1966.- Escritos. Pais, Seuil.- Seminário XV : o ato psicanalítico.- Seminário XVI : De um outro ao outro.- O equívoco do sujeito suposto saber.- De Roma 53 a Roma 67: a psicanálise. Razão de um fracasso.- Da psicanálise em suas relações com a realidade.- Pequeno discurso aos psiquiatras.- Discurso de encerramento das jornadas sobre as psicoses da criança.- Proposição de 9 de outubro de 1967 sobre o psicanalista na escola.- Seminário XIV : A lógica do fantasma.- Apresentação da tradução de P. Duquenne das memórias de um neuropata (Schreber).1969-72- O seminário, (IV). A sexuação, o gozo, o discurso.- O seminário, (V). O nó borromeano, o Sinthome.- A psicanálise neste tempo -1983- Transfere seu seminário para a Universidade do Panthéon, onde a multidão se apressa em segui-lo. 1969-81.- Seminário XVII – O avesso da psicanálise.- Seminário XVIII: De um discurso que não seria do semblante.- Apresentação da publicação dos Escritos I - 1969- Alocução pronunciada para o encerramento do congresso da EFP em 19 de abril de 1970, por seu diretor.- Radiofonia - 1970- Prefácio ao livro de A.Rifflet-Lamaire: Jacques Lacan - 1970- Lituraterra – 1971 (Literatura e psicanálise).- Seminário XIX – (...Ou pior) - 1981- O saber do psicanalista - 19811972-75- O aturdito –1973 ( condensar: dito, o não- dito e o dizer).- Conferência na Universidade de Louvain -1981- Seminário XX: Mais, ainda - 1975- Seminário XXI: Os não-patos erram - 1981- Televisão - 1973- Nota Italiana – 1981-82- O despertar da primavera – 1974 - A Terceira – 1975 (A terceira retorna, é sempre a primeira).- Seminário XXII: Real, Simbólico, Imaginário - RSI -19751975-77- Talvez em Vincennes –1975 : Lacan expõe as condições necessárias para um verdadeiro ensinamento da psicanálise.- Resposta de Lacan a uma pergunta formulada por Marcel Ritter -1976- Conferências nos Estados Unidos – 1975.- O Seminário XXIII – O sintoma.- Seminário XXIV – O insabido que sabe/ o insabido que é.1977-78- Abertura da seção clínica em Vincennes -1977- Conferência : Propósito sobre a histeria - 1981- Exposição sobre o inconsciente: “É a leitura de Freud...” - 1977- Seminário XXV – O momento de concluir - 19791978- Conferência para o professor Deniker no Hospital Sainte-Anne. Se o inconsciente é “o que se constrói com a linguagem, é uma trapaça: a associação de idéias, é a entrega à sorte; é pela via do acaso que se procede para libertar alguém disto que chamamos de sintoma. Então, avaliação de fracasso quando já é tarde demais?”.- Seminário XXVI: a topologia do tempo (1978-1979).1980-81- Aos primeiros sinais da doença do fundador, aqueles seriam tomados pela agitação, que o levou a dissolver sua Escola (1980).- Seminário Dissolução em 5 de janeiro de 1980, Lacan redige uma carta onde pronuncia a dissolução da EFP. Ao mesmo tempo, chama a “se associar de novo” aqueles que querem “prosseguir com Lacan”. Para a nova Escola que virá, Lacan fará a seleção das demandas. Na ambigüidade, ele parece querer partir – “a fim de ser Outro finalmente” – e a fim de que o “Outro falte” – e já prevê uma nova organização.- Dissolução da Escola Freudiana de Paris. A intenção de Lacan foi assegurar à psicanálise um estatuto científico que teria protegido suas conclusões da malversação dos taumaturgos e também o teria imposto ao pensamento ocidental.- O seminário de Caracas em julho de 1980. Lacan anuncia a criação de “minha causa freudiana”. “Cabe a vocês serem lacanianos, se quiserem. Eu, eu sou freudiano”. O que não impede que Lacan marque nitidamente as diferenças entre as duas teorias.- Últimas cartas públicas: elas saúdam a nova escola criada em seu nome. “Meu forte é saber o que esperar significa”.1981- Depois de passar sozinho um final de agosto, morre Lacan, em 9 de setembro de 1981, aos 80 anos de idade, tendo sido enterrado com uma discrição que não permitiu que muitos de seus alunos mais próximos rendessem a ele a homenagem que lhe deviam.

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