quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Sintomas Psicossomáticos

A medicina psicossomática ou neuroses orgânicas, oriunda da psicanálise, é um estudo das relações mente-corpo com uma ênfase na explicação psicológica da patologia somática, uma proposta de assistência integral e uma transcrição para a linguagem psicológica dos sintomas corporais.
A psiconeuroimunologia, por exemplo, estuda a relação entre os sistemas físicos e mentais, ou seja, existe uma ligação entre o que a pessoa pensa (seu estado mental), sua saúde física e sua habilidade de auto-cura. Ela investiga a ligação entre as ações do sistema nervoso, do sistema endócrino, e do sistema imunológico, do psiquismo e as implicações dessas ligações com a saúde geral da pessoa.
Certas evidências mostram que algumas doenças são contraídas ou agravadas pela pressão psicossocial que induz o organismo ao estresse. O sentimento de perda do controle de uma situação pode levar a um desequilíbrio da homeostase, fazendo com que o sistema imune fique enfraquecido e a pessoa mais predisposta a contrair uma doença.

0 comentários:

Postar um comentário