quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Fobia

Na neurose fóbica (fobia) ocorre uma tensão interna geral sob a forma de angústia constante, ligada a uma situação especial, que representa o conflito neurótico. Essa angústia é o resultado da manifestação da defesa do ego contra os impulsos reprimidos.
Os impulsos rejeitados buscam oportunidade de satisfação, no entanto a respectiva reativação acaba mobilizando angústias antigas, que resultam em falsas interpretações da realidade, no sentido de punição e/ou tentações inconscientes, formando assim um grande estado de tensão, com repetições do sintoma neurótico.
As pessoas fóbicas tensas desenvolvem certo medo, que o ego pode usar como disposição latente para a explosão, por influxo acrescido do temor conseqüente à percepção do perigo real ou imaginário, fazendo com que elas fujam ou fiquem paralisadas. Algumas fobias típicas são: medo de lugares altos (acrofobia), medo de pequenos ou grandes espaços (agorafobia), medo de lugares fechados (claustrofobia), medo de falar em público, medo de pequenos animais, como aranhas, ratos, etc.
As alterações do estado de retenção da tensão, resultante de conflitos neuróticos, podem ser feitas através da irrupção do impulso original e/ou pela intensificação da defesa do ego.

0 comentários:

Postar um comentário